sexta-feira, 24 de novembro de 2017

BANCOS COMUNITÁRIOS SÃO DISCUTIDOS EM REUNIÃO DA REDE NACIONAL DE GESTORES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro deste mês a Reunião da Coordenação Nacional da Rede de Gestores em Economia Solidária e o encontro Regional PB, PE, RN e CE, na Cidade de João Pessoa.

Foto: Mesa de Abertura do Encontro Regional de Gestores em ECOSOL
Fonte: Ana Paula Almeida

O encontro teve no primeiro de programação a abertura com nada mais nada menos que JOSÉ JURANDIR FELIX, o famoso Jurandir do SAX tocando seu inconfundível BOLERO DE RAVEL música que o tornou conhecido internacionalmente, para receber na Paraíba os membros da rede que estiveram em nosso estado pela primeira vez.

Foto: Bolero de Ravel ao som de Jurandir do Sax
Fonte: José de Arimateia

A mesa de abertura oficial foi composta por Antônio Grilo representante da Seção de ECOSOL da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba, ANA PAULA SOUZA ALMEIDA, Secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária do Governo da Paraíba, REYNALDO SORBILLE – Integrante da Coordenação Nacional da Rede de Gestores e Gestor de Economia Solidária na Prefeitura de Araraquara – SP e Lidiane Freire Representante do Fórum Nacional de Economia Solidária.

Em seguida houve uma mesa com o Professor Doutor Roberto Marinho da UFRN com o tema: POLÍTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E DESENVOLVIMENTO, CONCEPÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS e como moderadora, Ana Paula Almeida.

Foto: Apresentação do Trio de Forró Pé de Serra Os Maiorais do Forró
Fonte: Ana Paula Almeida

No segundo dia a abertura do segundo dia de encontro contou com a participação especial do Trio de Forró Pé de Serra “Os Maiorais do Forró”, composto por três membros do instituto dos cegos da paraíba que animaram a chegada dos membros da rede nacional com o melhor do forró local.

Após a apresentação do Trio de Forró houve uma visita dos membros da rede ao Centro Publico Estadual de Economia Solidária (ECOPARAÍBA PEDRO BELARMINO) e na sequencia houve uma mesa onde composta pela secretária da SESAES-PB Ana Paula e o Gerente do ECOPARAÍBA Rodrigo Itiúba, além de Vânia representando a Cooperativa que representa os empreendimentos econômicos solidários que estão comercializando dentro do centro publico.

Na sequencia houve uma mesa com Sandra Faé e Penha Camargo sobre POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA INSTRUMENTOS, ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, INTEGRAÇÃO E POTENCIALIDADES LOCAIS.

Para encerrar o dia de trabalhos houve uma discussão com Reynaldo Sorbille e André Ferreira com a temática: ARTICULAÇAÕ E ORGANICIDADE DA REDE DE GESTORES.
No terceiro dia houve uma reunião de planejamento da coordenação nacional da rede para ver suas ações no final de 2017 e a partir de 2018 com as demais redes de gestores e movimento social.

Maiores informações sobre a Rede de Gestores em Economia Solidária, podem ser obtidos no site da rede no link:

Durante todos os dias de encontro os gestores ressaltaram a importância das finanças solidárias em especial dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento e as Moedas Sociais, para a ampliação das ações de ECOSOL no país. A rede paraibana de BCDs foi lembrada pela Secretária da SESAES Ana Paula Almeida que se disse empolgada em ver uma rede mobilizar as ações de forma tão coletiva e com poucos recursos.

As fotos reunião e do encontro da rede de gestores podem ser vistas em nossa página do Flickr no link: https://flic.kr/s/aHsks1ouXE

Nenhum comentário:

Postar um comentário